fbpx

Como fazer uma redação para vestibular

A redação integra os vestibulares da maior parte das instituições de ensino superior. Isso significa que os candidatos, além de precisarem responder corretamente a um determinado número de questões de múltipla escolha, também precisam mostrar que dominam a escrita para terem direito a uma vaga na universidade, independente do curso que queiram fazer.

É normal que a redação tenha um peso grande, sendo fundamental para o resultado final, por isso, você irá conferir agora algumas dicas de redação para vestibular, para não cometer os principais erros.

como fazer redacao para vestibular

1. Fique atento os tipos de redação para vestibular, aqueles que mais aparecem. Os mais comuns são os textos dissertativos, que trazem um tema (normalmente polêmico) sobre o qual o candidato precisa argumentar e opinar. Por isso, durante a preparação, foque nesse tipo de redação, mas não se esqueça de trabalhar um pouco outros gêneros textuais, como narração, texto descritivo, carta e outros, para garantir.

2. Mesmo quando é necessário opinar, jamais escreva uma redação para vestibular em primeira pessoa (eu, nós). O correto é escrever um texto impessoal, pensando na terceira na hora de conjugar os verbos (ele, eles). A sua opinião deverá ficar evidente pelos seus argumentos, e não com frases construídas a partir do pronome “eu” ou “nós”.

3. Fique atento aos temas de reação para vestibular, procure os assuntos dos anos anteriores e tente traçar um perfil da universidade na qual você quer entrar.

4. Leia atentamente a proposta da redação, o tema e o tipo de texto que está sendo solicitado. Além disso, também é importante respeitar o número de linhas. Em muitos vestibulares, fugir da proposta é um critério para zerar a redação, todo o cuidado é pouco!

5. Seu texto precisa de uma sequência lógica, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Comece expondo a ideia, desenvolva os argumentos e conclua, ou com uma síntese (cuidado para não ser redundante) ou apresentando uma possibilidade de solução para o problema exposto no texto.

6. Seja claro e objetivo, não tente “encher linguiça”, porque os corretores percebem isso e descontam nota. Vá direto ao ponto, sem fazer rodeios.

7. Outro ponto importante sobre como fazer uma boa redação para vestibular é a linguagem: evite gírias, termos coloquiais ou expressões usadas na oralidade. Lembre-se: a sua redação deve ser escrita de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

8. Normalmente, as redações envolvem algum fato marcante e recente, são temas bem contemporâneos, por isso, é imprescindível que o candidato esteja bem informado para se destacar. Leia as principais notícias do Brasil e do mundo, para saber o que está acontecendo.

9. Além das notícias, leia livros e tudo mais que cair na sua mão. Quem lê consegue escrever melhor, conquista um vocabulário mais vasto e a capacidade de expressar suas ideias por meio das palavras. Esteja sempre com algo para ler nas horas vagas.

10. Pratique muito, escrevendo pelo menos duas redações por semana. Se tiver alguém para corrigir os erros e ajudar você a melhorar a sua escrita, é ainda melhor.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...