fbpx

10 dicas sensacionais para estudar através de anotações e rascunhos

É comum entre os estudantes e vestibulandos o uso de anotações e rascunhos durante as aulas. Mas você sabia que as anotações podem melhorar seus estudos? De acordo com pesquisas realizadas recentemente, pessoas que fazem anotações se lembram com facilidade do conteúdo, o que melhora o desempenho. Separamos algumas ficas para que as anotações e rascunhos sejam seus aliados na hora dos estudos.

estudar atraves de rascunhos

1- Anotações à mão

Prefira fazer suas anotações à mão e não em notebooks. Isso, devido ao fato de que ao usar notebooks é comum anotar todo o conteúdo que ouvir. Já, quando se escreve à mão você consegue filtrar as palavras-chave que foram ditas durante a aula.

2- Usando as próprias palavras

Procure escrever com as suas próprias palavras, invés de escrever tudo conforme o professor fala. É este processo de transcrever o conteúdo que você memoriza e grava o conteúdo.

3- Coloque data

Uma ordem cronológica ajuda, caso você perda alguma aula, a identificar alguma matéria que está faltando. A data é importante também para uma planilha de estudos.

4- Use um lado da página

Use apenas um lado da página para cada tópico e assunto. Assim, sempre terá espaço para novas informações, novas anotações e comentários sobre o assunto.

5- Margem larga

Quatro centímetros, aproximadamente, é o ideal para um espaço lateral. Esse espaço serve para que necessário você acrescente títulos, recomendações, recados, perguntas ao professor na próxima aula e afins.

6- Cores nas anotações

É recomendado que você faça uma legenda de cores usadas até decorar para que cada uma serve. Exemplo: use vermelho para títulos, preto para o que precisa rever e vermelho para referências. Se preferir utilize marca textos ou mude o jeito de escrever.

7- Não olhe para os erros

Os erros de ortografia são comuns quando escrevemos com pressa, mas este não é o momento de avaliar sua ortografia. Não perca tempo pensando em escrever as palavras corretamente e sim em adquirir a essência dos assuntos.

8- Notas legíveis

É importante que as notas sejam legíveis para que você possa compreender o conteúdo quando for estudar depois. Se escrever de forma tão descuidada, nem você e nem ninguém entenderá o que está escrito.

9- Use tabelas

A utilização de tabelas pode facilitar você a compreender melhor matérias como biologia. Divida a folha ao meio, em um lado escreva os termos e do outro a descrição e definição de cada um.

10- Tecnologia a seu favor

Como dissemos mais acima é importante que o aluno faça as anotações à mão. Mas para aqueles que não dispensam o uso de tecnologias, existem vários aplicativos disponível para celulares e tabletes, que permitem que as anotações sejam feitas a mão, através de uma caneta stylus.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...