fbpx

9 dicas de como estudar em casa

O ano mal começou e muitos são os alunos que já estão preparando a rotina de estudos para detonar no vestibular. Para aqueles que querem estudar em casa, os desafios são ainda maiores: a força de vontade, dedicação e disciplina são fundamentais para os que querem garantir resultados positivos no final do ano!

9 dicas de como estudar em casa

estudar-em-casa
Estudar em casa exige muita disciplina, mas pode trazer excelentes resultados.

 

1. Crie uma rotina!

Pois é, você precisará estabelecer alguns horários fixos para estudar, afinal, sem eles a sua rotina pode se tornar uma bagunça. Se você estudará em casa, precisa ambientar o seu próprio corpo para que ele não acabe prejudicando o seu rendimento.

2. Cuide do soninho!

Essencial para aqueles que trabalham em casa, é ter um sono adequado. O sono é o responsável por restaurar as nossas sinapses, que nada mais são do que os responsáveis pela ligação entre os nossos neurônios. Melhorando o próprio funcionamento cerebral, os resultados prometem ser muito melhores. Durma cerca de 8 horas por dia.

3. Escolha um lugar para os estudos

Estudar em casa exige mais concentração do que você imagina. Por conta disso, você deve escolher um ambiente propício para essa atividade. Silêncio e simplicidade podem ser características fundamentais na escolha desse local.

4. Aposte na luminosidade natural

Na hora de escolher o ambiente que estudará em casa, aposte em um local com luminosidade boa, já que ela ajuda a estudar e ainda acaba com o sono! Durante a noite, tome cuidado: as luzes em excesso podem diminuir a produção de melatonina e, consequentemente, causar a falta de sono.

5. Prática é tudo

Já terminou os estudos do dia de hoje? Não seja por isso! Assim que terminar, escreva sobre tudo aquilo que aprendeu durante aquele dia em um texto de algumas linhas, bem resumido e rápido. Além de aprender melhor e ajudar o seu cérebro a absorver, você também já se prepara para a redação!

6. Não deixe de se divertir

Sabemos que a rotina é puxada e que muitas vezes você irá querer ficar em casa em vez de se divertir com os amigos. Porém, o estresse começará a te esgotar e não tardará para que você não consiga mais se concentrar. Sendo assim, não deixe de apostar na diversão pelo menos uma vez por semana!

7. Estude mais durante o dia

Para você que quer saber como estudar para o vestibular em casa, nada melhor do que se dedicar durante o dia. Se você faz cursinho ou estuda pela parte da manhã, chegue em casa, almoce, e comece a estudar lá pelas 14h. Siga o ritmo até o escurecer e aproveite o resto da noite.

8. Esteja atualizado!

Entre as dicas para estudar em casa está também estar atento aos principais acontecimentos do dia. Sendo assim, um pouco antes de dormir, dedique cerca de meia hora do seu dia para a leitura de portais de notícia e jornais do dia.

9. Revise!

Se você está procurando dicas de como estudar para o vestibular em casa, a revisão também é essencial e deve ser feita um pouco antes de cada uma das provas da primeira fase, entre três e quatro semanas antes da mesma. Retome e relembre o conteúdo e arrase na prova!

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...