fbpx

Carteira de Estudante Internacional – Como e Onde Fazer

A Carteira Internacional de Estudante, ISIC, International Student Identity Card, se resume ao documento que proporciona descontos nos estabelecimentos no país e exterior.

Isso é muito interessante para o viajante que possui pouco dinheiro e deseja pagar tarifas inferiores nos hotéis, albergues, passagens aéreas, obter descontos nas refeições, programas culturais e em compra de artigos de vestuário. E são mais de 35 mil tipos de abatimentos proporcionados nos 106 países.

A carteirinha ISIC é endossada por Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, pelo incentivo do intercâmbio cultural entre estudantes viajantes, sendo o único documento de reconhecimento mundialmente como prova de que o portador de menos de 26 anos de idade estuda em período integral.

carteira mundial do estudante

Como Requerer a carteirinha de estudante internacional

Todo estudante, não-estudantes com até 26 anos e professores podem fazer o requerimento da carteirinha que oferece benefícios considerados pelo mundo todo.

Os estudantes regularmente matriculados podem fazer o pedido da ISIC, e os não-estudantes e professores podem tirar, de forma respectiva, as carteirinhas International Youth Travel Card – IYTC, e International Teacher Identity Card – ITIC, que proporcionam benefícios parecidos.

Carteira ISIC – Carteira internacional do estudante

O passo inicial para ter a carteira ISIC é provar que é estudante realmente. Para tal é preciso apresentação de um boleto de pagamento da mensalidade do curso, no caso em que está matriculado, ou declaração da instituição de ensino em papel timbrado com assinatura do diretor e firma reconhecida.

E com o comprovante da escola ou faculdade, o requerente tem que realizar o preenchimento do formulário, anexar uma foto 3×4, uma cópia do documento de identificação que pode ser passaporte ou RG, e comprovante de pagamento da taxa exigida, no custo de R$ 35. Ao fim do ano, a taxa diminui para R$ 25, já que a sua validade segue até março do ano na seqüência.

O processo pode ser realizado pessoalmente ou via internet, por meio do site www.carteiradoestudante.com.br, em postos da entidade disponíveis em shoppings centers e grandes universidades ou em escritórios do Student Travel Bureau, STB. As pessoas que não possuem fotos e documentos digitalizados poderão enviar os mesmos por correio.

Aos Não-Estudantes com Menos de 26 Anos

Aos que não estudam em período integral e apresentam entre 12 e 26 anos também podem pedir a carteirinha internacional. Na situação, é a International Youth Travel Card, IYTC, com criação em 1975 e também endossada por Unesco, como cartão mundial de viagem para as pessoas com menos de 26 anos.

Para requerimento da carteirinha, é necessário comparecer a um dos 49 postos do STB, Student Travel Bureau, em 36 cidades brasileiras, provando a idade, através da certidão de nascimento, passaporte ou documento de identidade com foto.

Aos Professores

Para o professor em tempo integral ou para quem deseja utilizar as próprias habilidades fora do país ou somente viajar, é possível requerer a International Teacher Identity Card, ITIC, com criação em 1984 para proporcionar aos professores um documento de descontos com aceitação no mundo inteiro.

É necessário provar que é professor de ensino regular ou universitário em período integral ou instrutor de estabelecimento de ensino com reconhecimento. A pessoa tem que estar empregada, por ao mínimo um ano letivo exercendo carga horária correspondendo ao total de 18 horas por semana. Há possibilidade de obter a ITIC em 49 postos do STB.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...