fbpx

9 dicas de Matemática para o Enem

Em 2014, as provas do Enem terão no total 180 questões, além da redação. As notas serão distribuídas em cinco partes, de acordo com a área de conhecimento. A matemática é uma dessas áreas, e requer, além do conhecimento, atenção e cuidado com os “pegas” que surgem nas entrelinhas das perguntas. Para auxiliar você, vestibulando, separamos 9 dicas de matemática para o Enem 2014. Confira:

Dicas de matematica Enem

Dicas de Matemática para Enem

1: Interpretando gráficos – além de interpretar os gráficos, o mais importante é dominar a manipulação de dados deles. É preciso ainda dominar a maneira como os gráficos se compartam.

2:  Grandezas proporcionais – estude conteúdo referente ás grandezas direta e inversamente proporcionais, pois trata-se de questões frequentes no Enem. Para isso, revise regras de três compostas e simples; porcentagem; regras de três inversa e direta; cálculos de juros compostos e simples; descontos; prejuízos e lucros.

3: Probabilidade e Análise combinatória – foque a atenção para ferramentas de combinação e permutação, pois trata-se de elementos importantes para o desempenho da prova.

4: Geometria – estude cilindros, clones, sucinta dae prismas, semelhança entre sólidos para geometria espacial. Em geometria plana, estude figuras planas e circunferências; trigonometria e funções no triangulo retângulo e soma de arcos.

5: Estatísticas – este conteúdo é importante visto que o Enem elabora suas questões se baseando no cotidiano. Por isso, estude média aritmética e ponderada; conceitos de variância e desvio padrão; mediana e moda.

6:  Álgebra – os assuntos que mais são encontrados no Enem trata-se de função afim ou conhecida como função do 1º Grau. Além disso, estude função quadrática e plano cartesiano.

7: Trigonometria – é comum cair conceitos como cosseno, seno e tangente. Mas, há outros temas importantes como progressões geométricas e aritméticas, análise estatística e combinatória e probabilidade.

8: Sistemas Lineares – estude as equações que possuem variáveis; coeficientes reais; sistema linear com várias equações e variáveis; sistema possível e determinado; sistema impossível; sistema possível e indeterminado.

9: Aplicação de logaritmo – aqui é importante focar a atenção para logaritmos e exponenciais. A teoria também cobra a propriedade os logaritmos, calcanhar de Aquiles.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...