fbpx

7 simples dicas para enfrentar o nervosismo pré-prova

Nervosismo pré-prova- Todo mundo que já fez uma prova importante como concurso público, exame da OAB e algum vestibular, sabe que quando começa a chegar perto da prova o nervosismo chega junto, muitas pessoas são tão afetadas pela ansiedade que acabam prejudicadas na prova, quem não tem um amigo que estuda muito e não consegue passar ? Quem nunca teve um branco na hora da prova ? O nervosismo pré-prova pode ser a resposta para essas questões, veja as melhores dicas para se preparar psicologicamente para a sua prova.

Nervosismo pré-prova

como controlar o nervosismo antes da prova

1) Descansar a mente e se distrair

Segundo a psicologa Ana Paula Huber, o candidato deve se distrair nos dias anteriores a prova, claro que sem excessos:  “É importante descansar a mente e se distrair, sem excessos. A cobrança é um fator que contribui muito para aumentar o nervosismo. Procure pensar em outras coisas e encarar a prova como fazendo parte de mais uma etapa, como tantas, que terá que enfrentar daqui para frente, e não como a sua única chance ou dar conta de todo o investimento que foi feito”.

2) Leitura

Mirian Paura professora de pós graduação UERJ sugere que o candidato leia as últimas manchetes dos jornais,  “Eu sugiro que o aluno leia, pelo menos, as manchetes dos jornais com as últimas notícias que estamos vivenciando para se manter informado. Depois, é importante descasar e relaxar”.

3) E se der um “Branco” ?

A professora Mirian Paura sugere, “Respire profundamente, peça permissão para sair da sala e beber um copo de água e, ao retornar, comece a ler desde o início. Assim terá mais força e maior concentração”.

4) Não estudar matérias novas na véspera

Para o professor do curso Central Concursos, Adalberto Pinto, o candidato não deve estudar novas matérias dias antes da prova, segundo ele “Não adianta atirar para todos os lados nos últimos dias. Deve-se passar por temas recorrentes de provas anteriores, como a crase, por exemplo, para se certificar de que aquilo está consolidado na mente”.

5) Roupas confortáveis

O professor Adalberto Pinto também sugere o uso de roupas confortáveis,”O candidato tem de ir com uma roupa que o deixe confortável quando ele estiver na sala de aula e que contemple possíveis mudanças de temperatura, tanto para o frio como para o calor”, vamos concordar com o Professor, não existe nada pior que o desconforto, desconcentra e muito.

6) Mude de ambiente

Carlos Alberto de Lucca é coordenador geral do Siga Concursos, ele sugere que o candidato mude de ambiente, pode ser até uma viajem, “Geralmente o candidato já se preparou por um longo tempo, e se ele for estudar nos últimos dias, vai reparar mais naquilo que ele não sabe e isso aumenta a tensão. Por isso, é necessário procurar fazer coisas que dêem prazer a ele para deixá-lo tranquilo”. Lucca ainda cita que se o candidato acha necessário estudar ainda mais nos dias anteriores que ele evite conteúdos novos.

7) Seja otimista e acredite

A psicanalista e neurocientista Nancy Azevedo Cavaco, diz que o candidato precisa acreditar em si mesmo e que vai fazer uma boa prova, “O candidato tem que se comportar como alguém que tem capacidade para passar porque se ele pensar que vai ter dificuldades num determinado setor essas dificuldades acabam acontecendo por associação”.

 

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...