fbpx

7 Cursos menos concorridos nas universidades brasileiras

É muito comum falar dos cursos superiores mais concorridos, que praticamente obrigam os candidatos a se submeterem a uma rotina árdua de estudos e, muitas vezes, prestarem o vestibular inúmeras vezes antes de conseguir entrar para a universidade. Hoje o assunto é justamente o oposto: você vai saber quais são os 7 cursos menos concorridos que estão espalhados pelas universidades brasileiras.

Biblioteconomia

Não é ofertado em todas as universidades, mas quando está disponível sempre está entre os cursos menos concorridos! Quem se dedica a esse estudo, se prepara para trabalhar em bibliotecas, arquivos e centros de documentação, classificando os materiais e organizando o acervo. Entre as matérias estão Língua Portuguesa, História, Literatura e pode aparecer a Introdução à Contabilidade e ao Marketing.

Aquacultura

É menos comum do que o curso anterior, mas na Universidade Federal de Minas Gerais, por exemplo, tem uma média de 1,12 candidatos por vaga, sendo, portanto, um dos cursos menos concorridos. É voltado para o aprendizado do cultivo de plantas aquáticas e a criação de animais aquáticos. O que muita gente não sabe, é que metade dos peixes destinados ao consumo da população no mundo inteiro só recebe esse destino graças a quem trabalha com a Aquacultura.

Ciências da Informação e da Documentação

Muita gente nunca sequer ouviu falar desse que é um dos cursos menos concorridos do Brasil! As áreas de trabalho são semelhantes com as de quem faz Biblioteconomia. O profissional de Ciências da Informação e da Documentação aplica técnicas específicas para organizar, planificar e utilizar informações e documentos.

Física Licenciatura

Entre os cursos menos concorridos, as licenciaturas sempre aparecem, parece que cada vez menos pessoas querem trabalhar nas salas de aula, o que pode ser prejudicial para o ensino futuramente. A licenciatura em Física, como o próprio nome diz, forma profissionais para dar aulas de Física para alunos do ensino fundamental e ensino médio. Normalmente, é um curso em que a concorrência não passa dos dois candidatos por vaga.

Física é um dos cursos menos concorridos nas universidades
Física é um dos cursos menos concorridos nas universidades

Música

Seja erudita ou popular, bacharelado ou licenciatura, sempre está entre os cursos menos concorridos, provavelmente porque as pessoas não conseguem vislumbrar um futuro profissional promissor nessa área. Quem se forma em música acaba se tornando uma pessoa capacitada tanto para compor quanto para reger bandas e orquestras.

Filosofia

Outro que está entre os cursos menos concorridos pela falta de visibilidade profissional. A formação em Filosofia desenvolve a capacidade de crítica e reflexão, a partir do estudo aprofundado das correntes de pensamento que marcaram a história da humanidade. Além de dar aula para ensino fundamental e médio, os profissionais dessa área têm outras possibilidades, podendo fazer análises de acontecimentos sociais, obras artísticas ou se dedicarem à pesquisa.

Tecnologia em Construção de Edifícios

Trata-se de aprender a planejar, gerenciar e executar a construção de edifícios, normalmente comandando uma equipe de obras. O mercado de trabalho para esses profissionais existe e está crescendo no Brasil, no entanto, esse ainda é um dos cursos menos concorridos das nossas universidades públicas e privadas.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...