7 benefícios de estudar em universidades privadas

42
433519

Mitos e verdades surgem a todo instante quando se faz uma comparação entre universidades públicas e privadas. Por isso, separamos alguns benefícios das universidades privadas para que você possa conhecer mais sobre aspectos que diferenciam uma da outra.

Antes de tudo, é importante salientar que tratamento em hospital particular é melhor do que tratamento em hospital público. O mesmo serve, em alguns casos, quando comparamos as instituições públicas das privadas

1 Organização

Universidades privadas tendem a possuir mais organização em relação às públicas. Aqui não há risco de greve e nem do aluno ter de estudar no período de férias, e não saber qual o ano e período correto em que está cursando. Além disso, há uma comunicação organizacional com ênfase nas melhorias para os universitários.

Voltar

42 Comentários

  1. Reportagem nada a ver, universidades publicas na sua maioria possui se nao a mesma estrututa até melhor que muita privada por ai, alem disso nem todas tem greves. Eu estudo numa universidade publica onde tem professores super capacitados, nunca entrou em greve, possui uma otima estrutura e sua qualidade de ensino esta dentre as melhores do Brasil. Em relaçao a pesquisa e incentivo a pesquisa as publicas ganham em disparada. Procure saber as reais condiçoes de uma universidade publica e privada e depois faça uma reportagem comparando as duas.

  2. O item número 4 é falacioso. E por quê colocaram a PUC de frente?Já que esta é a melhor Universidade privada do país. Por quê não colocaram uma Estácio de Sá da vida para demonstrar a realidade do item 4? Universidades privadas,no Brasil,sempre perderão para as públicas,com exceção,é claro,da PUC.

  3. risível…

  4. Teve mimi de quem estuda na particular no post sobre as públicas e aqui foi a mesma coisa. Que viagem

  5. Corrige ai: “Consolidação – algumas universidades particulares ESTAO há décadas no mercado”; flw

  6. Corrigido, Obrigado Duda!

  7. Acho que tem gente aqui que não passou no vestibular hehehe

  8. tem coisa errada ai fera. Universidades particulares maiores? oi?

  9. Uma pessoa que é boa, se esforça pra aprender e estuda se dá bem em qualquer lugar. Seja fazendo Universidade pública ou particular. Empreendedorismo é a palavra-chave.

  10. Item 3 é totalmente falacioso, é justificado através de algo totalmente subjetivo. E se analisar o currículo dos professores, verás que a maioria dos doutores se encontram em públicas.

    Equipamentos e laboratórios realmente podem ser um ponto positivo, mas isso depende das universidades em questão, tanto a pública como a privada.

    Mercado de trabalho é importante, mas não pra todos, tem muitos alunos que buscam carreira acadêmica. Sem falar que muitos cursos que são voltados para o mercado de trabalho geralmente tiram boa parte teórica e focam em prática, o que acaba revelando um profissional totalmente limitado.

    Agora, em relação a organização até posso concordar que não é das melhores, como públicas dependem do governo, a burocracia é enorme, o que acaba atrasando projetos organizacionais. No entanto, os diretores/coordenadores estão sempre trabalhando para melhorar isso, então seria ultrajante falar que seu trabalho é uma droga.

    Além disso, você não apresenta nenhuma referência para sua opinião. Procure analisar dados estatísticos e entrevistas para comprovar o que você falou. E por favor, antes de falar qualquer coisa, pesquise antes!

  11. Leonardo Souza dos Santos

    Que texto absurdamente tendencioso.

  12. Gabriel Delatorre

    Bom, primeiro escolhemos o curso, depois a universidade.. Estudo na São Judas, uma das melhores em engenharia, á frente da PUC inclusive (Dados: Mec) e posso dizer que temos uma puta infraestrutura… Tenho amigos do IFSP que pediram transferencia pra USJT e eles estão penando pra passar nas matérias… Só pra voces terem uma noção, na maioria das uniesquinas os alunos sequer rodam concreto, já na USJT rodamos toda semana.. Só de material a universidade gasta cerca de 15 mil/mês. Agora, ainda tem certeza que só as federais são boas? No quesito infra estão pau a pau, e no quesito professores depende da universidade… Na minha eles não estão nem aí se vc aprende ou não, já que a DP é você quem paga, então, é sua responsabilidade passar na matéria.

  13. Hahahahahaha. Olha, para falar a verdade essa matéria deveria ter o título: quais os benefícios de estudar em “poucas” faculdades particulares. Cara, 90% das particulares são horríveis. Alguns disseram que nas federais os professores não ligam para os alunos, não é bem assim. Nas federais os professores não ficam correndo atrás de alunos, isso é diferente. Todas as particulares que conheço os professores ficam de mimimi com os alunos para fazerem as coisas. Nas federais nós temos que correr atrás. Claro que existem algumas federais que não são tão boas, mas as particulares são as que mais destacam no quesito qualidade.

  14. Agora te pergunto, será mesmo que nas particulares os professores são mais capacitados? Cara, o sindicato das faculdades particulares entrou em guerra com a justiça porque esta determinou que deveria pelo menos 30 % do corpo docente das particulares ter doutorado, que bosta. Nas federais, no mínimo os professores têm um doutorado. 50% na minha universidade têm PhD e alguns em universidades renomadas.

  15. Seus poucos de seus argumentos têm fundamentos.

  16. Esqueci, tem uma coisa que é a mais bosta de todas em 95 das particulares, essa de passar o aluno, como vc disse, para terminarem o curso no prazo certo. Cara, em quase todas as particulares os alunos passem sem saber nada, alunos de engenharia não sabem de onde vem uma derivada ou integral, são apenas pessoas que decoram as coisas e ficam nesse constante ciclo. Nas federais podemos não nos formar no tempo certo, mas isso não acontece devido às greves ou a falta de professores, esta que nunca presenciei, acontece porque ficamos reprovados e porque realmente temos que aprender as coisas.

  17. Reportagem nada a ver, nas Universidades particulares os alunos não são reprovados porque a Univer tem medo de perder aluno e os professores são orientados a não reprovar. Além do que os profes na maioria fazem bico como profes.
    não estando nem ai se os alunos estudam ou não.

  18. esse post é uma piada… to rindo muito aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. Cara, Federal é Federal… sinto muito aos incapazes das particulares, mas é a verdade.

  20. trabalho a UFRJ e digo com toda certeza que é uma das melhores e os bons alunos são indicados por nós para o mercado de trabalho.

  21. Para ser professor da UFRJ tem que ser muito bom, concursado melhor ainda sou concursada e só tenho alunos excelentes no curso de medicina . PARABENS AOS MEUS EXCELENTES ALUNOS!

  22. Há um paradoxo no número 3. Se os professores não são concursados devem ser menos preparados; devem ser, porém, mais dedicados. E quem faz uma universidade boa é o corpo docente.

  23. Desculpa de quem não tem capacidade para ingressar eu uma faculdade federal , a maioria dos itens acima sao enganosos.

  24. Acho que é desnecessário esse apelo, a faculdade privada, pois sabemos, que as instituições federais são as mais disputadas no quesito vagas e prestígio, mas, “quem quer vender seu peixe “,é inevitável .

  25. A estrutura difere pouco se não for melhor, e não tem isso de atrasar o curso não. A universidade não pode menosprezar uma entrada, ou seja, o máximo de atraso é de 3 meses. Muito ruim essa reportagem. A organização e os professores são verdades, mas inventar coisa é lasca

  26. Não existem universidades públicas no Brasil. Existem cabides de empregos da classe média branca, com algumas raras ilhas de excelência, onde os “professores” fingem que ensinam e os “alunos” fingem que apredem e de onde saem bem domesticados e submissos porque, como todo mundo sabe, se não forem parentes de alguém importante e forem insubordinados, serão perseguidos pelos “doutores”… não conseguirão arranjar emprego após formados.

  27. Uma diferença FUNDAMENTAL: A privada tem tesouraria. A pública, não.
    Tenha paciência!! Sou formado pela UFMG. Se resolver fazer outros mil cursos, mil serão em faculdades públicas!

  28. Só esquecem de dizer que as privadas querem a grana do aluno e portanto tentam mantê-lo no curso, não podem ser rigorosas e nem cobrar o nível de conhecimento que as públicas cobram.
    Nunca verá numa pública o cara tendo aula de matemática básica em vez de cálculo de verdade.
    Mesmo quando é o mesmo professor eles admitem que tem que pegar leve e ser babá de aluno nas faculdades privadas, ou seja mesmo que você seja um bom aluno, a faculdade não vai puxar você para ser melhor. Quem estudou numa das boas públicas sabe que a primeira coisa que se aprende é que você tem que aprender independente de quem te ensina, e no fim das contas o mercado e assim, ninguém pega na sua mão.

  29. Dayana, o texto acima não fala nenhuma bobagem tendo em vista também sou de uma universidade pública de renome, considerada uma das melhores do Brasil segundo o mec, e mesmo assim tive de aturar 3 meses de greve, e o não pagamento das bolsas, acontece que as universidades públicas estão as moscas devido ao descaso do governo o que é realmente lamentável. Uma greve de 3 meses pode não parecer nada se vc mora perto da faculdade, porém eu sou de outra cidade e tenho q morar em República, imagine pagar 3 meses de aluguel perdido… Imagine vc depender da bolsa da faculdade para moradia, alimentação e etc e a mesma não sair…

  30. Conversinha de quem quer justificar porque paga tanto na faculdade, quando, na verdade, cursaria uma faculdade pública na primeira oportunidade.

  31. Agora estudar em particular é ser incapaz, só rindo.

  32. Estudo em faculdade pública e esse texto faz total sentido. Minha faculdade chega a ser deprimente em relação a organização, professores e infraestrutura. Queria ter dinheiro pra fazer uma particular.

  33. Incapazes? Tds tem capacidade de entrar pra federal, eu por exemplo estou no primeiro ano do cursinho. Grande parte das pessoas que estão em universidades particulares e pq tentou uma vez na federal e n passou. Não são incapazes, so faltou perseverança.

  34. Todos tem capacidade de entrar na federal, basta se dedicar aos estudos. Se sinta especial estudar lá, mas n diminua os outros, pq como eu disse, basta se dedicar q conseguir entrar.

  35. Bom, já estudei em uma universidade pública e atualmente curso uma particular – em cursos diferentes. Acho que cada um de nós tem uma opinião, mas vi comentários escrotos menosprezando quem estuda no privado, tratando dos alunos como se fossem um bando de inúteis que somente estudam porque pagam a mensalidade.
    Eu dou graças por existir faculdades particulares, que suprem a demanda que o governo não dá conta, embora devessem.
    Em faculdade nenhuma – pelo menos das 3 em que estudei: uma pública, duas privadas – pega-se na mão de aluno. Subentende-se que são adultos e estudarão caso queiram passar, se não arcarão com as consequências (dp’s e reprovação). Quanto ao corpo docente, é relativo. Nenhuma faculdade, seja ela de âmbito público ou particular, será 100% eficiente. Há professores extremos em uma e em outra – pendendo para melhor e pior.
    Sou bolsista integral na faculdade que estudo atualmente e por opção a escolhi.
    Sendo nessa ou em outra instituição de ensino, a profissional que irei me tornar depende de mim – não da faculdade, nem dos professores, nem da linda estrutura – exclusivamente. A sala de aula nos dá o norte, vai de cada um o quanto percorrer esse caminho até onde se deseja chegar.

  36. Palhaçada isso tudo,cada um se vira como pode,uns na universidade privada e outros na pública e na hora do concurso de nível superior saí na frente quem se dedica mais e não quem estudou na pública ou na particular!

  37. A pessoa se mata anos para passar em uma faculdade federal por que é a melhor, porem que passa meses, as vezes, anos de greve, deixa seus alunos a deriva. Sem contar que a maioria dos ingressantes em faculdades publicas são oriundos de cursinhos e escolas particulares, esse é o resultado da defasagem que temos na educação publica do pais. Eu passei por 3 anos seguidos em faculdades federais no que eu queria, porem preferi fazer em uma faculdade privada, alias me orgulho muito. Estudei em escola publica e vi muitos amigos terem seus sonhos com a faculdade ideal se tornando pesadelos tanto pela segurança nas escolas publicas como outros fatores cruciais. Não somos incapazes, muitas vezes só de você estar pagando sua faculdade faz dar mais valor ao conhecimento que está recebendo. O fato de estar em uma universidade publica ou não, não te torna um estudante ou mais capaz que alguém que não está. Por pouco você pode se tornar apenas um frequentador de sala de aula.

  38. sinto muito,, mas tem muita verdade nesse texto.
    estudo na ufpe e estou cansado de ver professores com doutorado e phd que são péssimos, além de não se preocuparem com o aluno e muitas vezes querendo estar sempre certos. os alunos tem de se sujeitar a esses miseráveis, ou serão penalizados em suas notas. quantas vezes tive de aprender o conteúdo só!
    Além de serem teimosos e baterem o pé em relação a preparar os alunos pro mercado de trabalho; saímos da faculdade quase sem experiência. estão certos sim, em muito do que escreveram!

  39. mestrado, doutorado, phd. so falta a didática.

  40. HAahahahhaha, Aluno da PUC , certeza!! Insiste em dizer que ela é do mesmo nível das públicas

  41. Poucas vezes vi matéria tao absurdamente burra! Conhece o THE ( Times Higher Education) ? Conhece o QS ? Aposto que não! São ranks das melhores universidades do mundo, no caso brasileiro, a hegemonia das universidades públicas é incontestável. Acho que deveria se basear em FATOS, não em achismo! Cade fontes desse monte de “bla bla bla” dito? Está parecendo aqueles ranks feitos pela folha patrocinado por UNIP e afins para salientar e fazer publicidade de algumas universidades privadas. Triste quando o ensino vira negócio!

  42. Cara, tenho que comentar aqui.
    Pelo menos no meu caso, a federal da minha região (ufpe – caruaru) é inferior às particulares, pq a quantidade de cursos é extremamente limitada.
    Recentemente abriu o curso de med-ufpe, mas ainda assim, as federais da região disponibilizam direito, farmácia, serviço social, pedagogia, adm, enfermagem, várias engenharias, e mtos outros cursos, enquanto a federal do interior tem só uns 10, a maioria na mesma área.

    Pra cursar o que se quer, provavelmente vai ter que ir pra capital, e nao é todo mundo q pode se mudar assim. No geral, fica mto mais vantajoso ir cursar uma particular do que atravessar o país pra poder cursar o seu sonho.