fbpx

6 sensacionais motivos para estudar em grupo

Uma dúvida comum entre os vestibulandos é a maneira de estudar. O que escolher, estudar sozinho ou em grupo? Desde que bem organizado, o estudo em grupo é indicado por vários professores. Além de lidar com valores humanos, respeitar o espaço do próximo, a técnica estimula os jovens a se ajudarem. Conheça outros benefícios do estudo em grupo:

estudar-em-grupo

1- Ajudar o próximo como a ti mesmo

O estudo em grupo proporciona, entre outras coisas, a troca do conhecimento. Você sempre é melhor em uma matéria do que o colega ao lado, e assim vice e versa. Nesse caso um pode ajudar o outro e ambos se aperfeiçoarem em suas dificuldades.

2- Dias de reunião

Não são aconselhadas reuniões esporádicas ou, antes da prova. O ideal é marcar a reunião do grupo frequentemente, no mínimo duas vezes por semana. Com mais tempo para os estudos em grupo fica mais fácil sancionar as dúvidas de cada um. Além disso, estabeleça o tempo em que ficarão juntos. O aconselhável é conciliar os estudos com atividades prazerosas em tempos de intervalos.

3- Auxílio para o mercado de trabalho

Faz parte do treinamento para o mercado de trabalho. Visto que uma das exigências empresariais é a busca por pessoas capazes de se relacionar em grupo.

4- Motivação

O grupo de estudo é responsável pela motivação para estudar e atualizar leituras, visto que ninguém quer ficar para trás em relação aos outros colegas. O estudo em grupo também proporciona a ajuda em apreender novas ideais e pontos importantes perdidos por falta de concentração.

5- Estabelecendo regras

É importante e beneficia o aluno o estabelecimento de regras entre o grupo. Pontos para não perder o foco e escolha do local de fácil acesso para todos os integrantes são fundamentais. O número de pessoas no grupo não teve ultrapassar 5, isso proporciona um bom rendimento nos estudos. Além disso, é necessários estabelecer a data ideal para todos e o tempo para o estudo.

6- Laços de amizades

Com a intimidade criada dentro do grupo de estudo, laços de amizades são inevitáveis. Isso tudo é gerado através da honestidade em dizer ao colega que ele está indo bem ou precisa estudar mais para acompanhar o ritmo dos demais. Dessa forma, mesmo que nem todos sejam amigos, a convivência gera um ciclo de amizade e todos poderão se ajudar sem vergonha.

O importante é que você consiga conciliar os benefícios gerados pelo estudo em grupo com a meta estabelecida, que é ter notas e passar no vestibular. Aprender estudar em grupo é fundamental para o desempenho de todos os integrantes.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...