fbpx

5 Cuidados Especiais Que Você Deve Ter Para a Prova de Redação

Fazer uma excelente prova não requer apenas o desempenho do conhecimento. Existem outros aspectos que fazem parte do contexto da prova e que precisam serem levados MUITO a sério para que você tenha o melhor resultados. Então, estou colocando-os abaixo para que você leia com atenção e leve bem a sério porque eles definem a sua provação.

Pupils at Willamwood High School attend a math class on February 5, 2010 in Glasgow, Scotland. As the UK gears up for one of the most hotly contested general elections in recent history it is expected that that the economy, immigration, the NHS and education are likely to form the basis of many of the debates.

1º) NÃO SE ROTULE. Não inicie a prova com pré(conceito) de que se você não conhece o tema, ou se não leu sobre ele, não vai conseguir escrever: este é um pensamento freqüente e completamente errado. Conhecer ou não sobre o tema será mero acaso.

2º) CONSTRUA O SENTIDO DO TEMA.  Antes querer colocar qualquer ideia no papel, PENSE: o que o tema significa. Analise palavra por palavra da frase que compõe o tema. Por exemplo, se o tema fosse ‘os limites na educação dos jovens’. Então, pense: o que é ‘limite’? O que se entende por isso? O que é educação? De que tipo de educação a prova trata? É sobre a educação escolar ou familiar?

3º) FAÇA O PLANEJAMENTO. Dedique cerca de 5 minutos para definir o que você vai colocar em cada parte do texto. Para isso, defina exatamente o que você enxergou como tema. Defina sua tese (lembre-se de que, no Enem, a tese é articulada por meio de uma situação-problema para a qual será apresentada uma proposta de intervenção social). Também tente rascunhar ideias que fundamentam sua tese (argumentos).

4º) CUIDE SUA LETRA: Se a sua letra é difícil de entender, desde agora, já, procure recursos que a melhorem. Treine caligrafia, escreva devagar, mas de modo que seu tempo para passar um texto de até 30 linhas a limpo não ultrapasse 25 minutos.

5º) MARGENS: Ao passar a redação a limpo, Aline bem as margens direita e esquerda. Isso conta muito na avaliação. Lembre-se de que o texto é em prosa (parágrafos) e não em verso (poema com linhas poéticas). Então, não deixe aqueles espaços sobrando principalmente na margem direita.

 

Quer receber mais dicas sobre redação e garantir uma nota 1000 na Redação do Enem? Participe do meu grupo de estudos via E-mail… Cadastre-se Gratuitamente no Link Abaixo.

https://vestibulandoansioso.com/projetoredacaoenem/

 

Professora Patrícia Curry
Graduada em Letras – Licenciatura Plena e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria –  UFSM
Autora do trabalho Redação para concursos: uma questão de método (CURRY, S. Patrícia de Borba. Redação para concursos: uma questão de método. In: ESPINDULA, Alberi (Org.). Criminalística para Concursos. Campinas SP: Millennium, 2012, p.47 – 82)
Professora de Produção textual e Língua Portuguesa em Pré-vestibulares e preparatórios para Concursos Públicos de Santa Maria e Região/RS.
administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...