fbpx

4 maneiras de estudar em uma faculdade particular mesmo sem grana

O número de vagas em universidades públicas está cada vez mais escasso. Por isso, cresce a procura por vagas em universidades particulares. Mas, se você deseja estudar e não tem grana para bancar os estudos, não desanime. Algumas alternativas podem resolver o seu problema, como programas e bolsas de estudos, e financiamento. Confira.

ProUni

O  programa é uma iniciativa federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior para estudantes brasileiros de baixa renda.

Para participar da seleção de bolsas, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter atingido uma nota mínima de 450 pontos na prova, considerando a média das quatro áreas do conhecimento, e não ter zerado na redação.

O estudante pode escolher até dois cursos em uma ou mais faculdades cadastradas no programa, em duas modalidades de bolsa: 50% (necessário ter máximo de três salários mínimos per capita de renda familiar) ou 100% (necessário ter máximo de 1,5 salário mínimo per capita de renda familiar).

Também é necessário atender a pelo menos um dos seguintes pré-requisitos: Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada como bolsista integral; Ser uma pessoa com deficiência física; Ser professor da rede pública de ensino básico concorrendo a cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia.

Fies

Para os estudantes que não conseguirem uma vaga no ProUni há também a opção de obter um empréstimo pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Para conseguir o financiamento, o candidato também deve ter prestado o Enem e ter tirado no mínimo 450 pontos na média das áreas e não ter zerado a redação. Além disso, é exigido que a renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse três salários mínimos.

É possível financiar até 100% do curso. O cálculo do percentual varia de acordo com a renda familiar e o valor da mensalidade do curso.

Programas

Alguns estados brasileiros dispõe de programas que incentivam o ensino superior. Em São Paulo, por exemplo, o governo criou o programa Escola da Família. A concessão de bolsas é realizada através de um convênio com instituições particulares de ensino superior.

Em contrapartida, o estudante contemplado deverá atuar como educador universitário em uma escola participante do programa durante oito horas aos finais de semana.

Em Goiás há o Bolsa Universitária, um programa voltado para estudantes que não têm condições de arcar com as mensalidades em instituições privadas de ensino superior no estado. Além do critério socioeconômico, o programa considera o desempenho acadêmico como critério para definição do valor do benefício.

Verifique no seu estado quais os programas disponíveis pelo governo para ingressar em uma universidade particular e realizar o seu sonho.

Vestibular Social

O Vestibular Social é uma seleção feita em algumas universidades com a finalidade de inserir no ensino superior estudantes de baixa renda. Oferecendo bolsas de estudos de até 100% nas mensalidades.

Qualquer estudante de baixa renda que ainda não possua diploma de curso superior e possua patrimônio compatível com a renda informada, pode participar do vestibular social. Essa prática é comum entre as Pontifícias Universidades Católicas de muitos estados.

Além disso, algumas universidades particulares também oferecem bolsas de estudos para seus funcionários. Por isso, verifique os processos seletivos da universidade desejada e como participar. Nesse caso, você pode garantir uma bolsa de estudos e um emprego, ao mesmo tempo.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...