fbpx

3 sinais de que sua estratégia de estudos está errada

Passar um ano inteiro se dedicando ao vestibular e, quando chega o dia do resultado, perceber que não foi aprovado. Essa frase descreve o que acontece com muitos estudantes, inclusive, você mesmo pode ter passado por isso. Sabia que a sua estratégia de estudos pode estar errada? O simples fato de estudar não significa que esteja surtindo efeito, é preciso estudar tanto em quantidade, quanto em qualidade.

Felizmente, sempre é tempo de corrigir e adotar uma postura mais eficiente, que traga resultados positivos quando o vestibular chegar. Veja agora sete sinais de que a sua estratégia de estudos não está funcionando, para melhorar!

Traçar um estratégia de estudos é essencial para conseguir a aprovação
Traçar um estratégia de estudos é essencial para conseguir a aprovação

1- Falta produtividade

Você passa a manhã toda no colégio ou cursinho, estuda muitas horas em casa durante a tarde, mas tem a sensação de “não sair do lugar”, como se não estivesse assimilando e absorvendo aquilo que está estudando. Isso acontece com muitos vestibulandos, que têm a sensação de não estar produzindo, mas ignoram essa possibilidade.

Esse é o sinal mais importante de que a sua estratégia de estudos está errada e, se não mudar, você só se dará conta disso quando perceber que não consegue resolver as questões da prova. Normalmente, esse problema de produtividade revela a exaustão do estudante. Não é eficiente ficar estudando por horas seguidas sem descanso, chega um momento em que realmente o cérebro não absorve mais.

Mude: a cada meia hora ou 40 minutos de estudo, faça uma pausa de dez ou quinze. Saia do ambiente, tome água, dê uma volta pelo quintal ou pelo quarteirão e depois volte. Você sentirá que essa pausa faz toda a diferença.

2- Você dorme antes de estudar

Esse é um sinal comum para quem estuda de manhã (ensino médio ou cursinho) e acredita que é melhor tirar um cochilo depois do almoço para depois estudar. Essa é uma estratégia de estudo que não funciona, pois estudos já comprovaram que é mais produtivo estudar primeiro, revisar os conteúdos do dia para depois adormecer.

A razão disso pode ser explicada simplesmente: enquanto dormimos, nosso cérebro registra os dados recentes na memória, portanto, se você estudou e revisou um determinado assunto, quando fechar os olhos o seu sistema nervoso terá mais dados sobre ele para registrar, e você nunca mais se esquecerá daquilo!

3- Algumas matérias estão “tinindo”, outras, estão esquecidas

Todo mundo tem matérias das quais gosta mais, isso é fato. Mas se você está sabendo tudo sobre a sua matéria favorita, mas está fraco naquela que não aprecia, tem um importante sinal de que a estratégia de estudos não está dando certo. Lembre-se: no vestibular, todos os conteúdos serão cobrados, por isso, você precisa dominá-los, mesmo se não gostar muito.

Uma dica para corrigir é montar um calendário, em que cada dia da semana você se dedique a duas matérias diferentes. Evite colocar duas matérias que você não suporta em um mesmo dia, pois você se distrairá com mais facilidade e não aproveitará o dia de estudos como deve. Faça um esforço para respeitar o seu próprio cronograma.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...