fbpx

10 Temas que podem cair no vestibular 2014

Vestibular 2014

Ninguém pode adivinhar o que vai cair nas provas do ENEM 2014 mas podemos trabalhar com algumas possibilidades e assim ter uma maior chance de estudar o conteúdo certo. Vou listar 10 efemérides que com certeza uma delas ira cair nas provas. Para quem não sabe, efemérides são “datas importantes”, quem já fez vestibular sabe como é importante estar ligado nas datas históricas para fazer uma boa prova.Vestibular-2014

1- 1564- 450 anos de Shakespeare

Shakespeare escreveu em torno de 40 peças e é um dos dramaturgos mais encenados do mundo, vale a pena ficar ligado na data de 1564 e os seus 450 anos. Vou citar suas principais obras:

  • Otelo
  • Romeu e Julieta
  • Rei Lear
  • Henrique 5°
  • Ricardo 3°
  • Muito Barulho por nada
  • Sonho de uma noite de verão

2-  1564 – 450 anos de Galileu Galilei

Fiquem espertos porque não é só Shakespeare que completa 450 anos, Galileu Galilei também é figura marcante desta época. Galileu foi um inventor e desenvolveu os fundamentos da mecânica, conheça algumas de suas engenhocas:

  • Binóculo
  • Balança hidrostática
  • Compasso geométrico
  • Régua calculadora
  • Termobaroscópio

Galileu também foi astrônomo e defendia a tese de Copérnico de que o planeta terra não era o centro do universo.

3- 1914- 1ª Guerra Mundial

A guerra que envolveu 27 nações começou após o assassinato do herdeiro austro-húngaro Francisco Ferdinando. Fiquem ligados para não confundir com a 2ª Guerra Mundial.

4- 1914- 100 anos de Dorival Caimmy

Lembrar de Dorival é fácil, basta lembrar daquela pergunta, o que é que a Baiana Tem ? uma de suas principais composições, vale destacar que ele é considerado por muitos como o maior compositor de MPB que já existiu, conheça suas obras:

  • O Que É Que a Baiana Tem?
  • Marina
  • Samba da Minha Terra

5- 1964 – 50 anos do golpe militar

Esse tema na minha opinião é certo que cai e pode ser na redação, nunca falaram tanto na ditadura como esse ano, investigações, julgamentos e punições aconteceram nesses últimos tempos, isso sem falar que a nossa presidentA adora colocar esse assunto na mídia e é uma data muito importante para nosso povo. O governo comandado pelas Forças Armadas durou 21 anos e reprimiu com violência organizações contrarias a ditadura.

6- 1964 – 50 anos de Mafalda

A criação do cartunista Joaquín Salvador Lavado pode surpreender e aparecer nas questões pois ela é uma personagem criada em meio guerras e ditaduras na America latina, ela também foi muito usada para criticar a sociedade consumista.

7- 1974 – Revolução dos Cravos

A revolução dos Cravos aconteceu em Portugal a 40 anos, vale a pena estudar esse assunto pois se cair sobre ditadura nas provas eles podem incluir junto essa revolta portuguesa.

8- 1989 – Queda do Muro de Berlim

Outro tema relacionado a guerras, a queda do muro de Berlim encerrou a guerra fria que dividiu a Alemanha por 28 anos e em 2014 completa 25 anos da queda.

9- 1994 – 20 anos do fim do apartheid

Nelson Mandela te lembra alguma coisa ? Pois é ele foi um dos líderes políticos mais respeitado no mundo e um dos principais responsáveis pelo fim do apartheid. O Apartheid começou em 1948 e os negros não podiam ocupar o mesmo transporte coletivo usado pelos brancos, não podiam residir no mesmo bairro e nem realizar o mesmo trabalho, entre outras restrições.

10- 1994- Aniversario do plano Real

Esse ano o plano real completa 20 anos e pode ser uma questão no vestibular 2014.

Ficou um pouco longo esse artigo mas vai ser bastante útil para os vestibulandos, um tema que não foi citado é a Copa do Mundo mas eu não acredito que caia pela proximidade dos acontecimentos, minha opinião pessoal é que a ditadura no Brasil é tema certo nos vestibulares 2014.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...