10 coisas que você precisa saber sobre o Enem Agora Mesmo

0
998

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado por milhões de estudantes, que buscam uma vaga na universidade. Além de estudar para alcançar uma boa nota e assim a vaga dos sonhos, é fundamental ainda conhecer a prova e demais fundamentos do Exame. Sendo assim, listamos 10 pontos que você precisa saber sobre o Enem o mais rápido possível.

1- Vale a pena chutar?

Sim. Quando você não sabe de fato a resposta da pergunta, vale a pena chutar. A razão é lógica, pois se deixar a questão em branco ela já será analisada como errada, mas o chute pode ser certeiro.

2- Porque mesmos acertos têm notas diferentes?

O Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para dar as notas da prova. Por isso, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos podem ter notas diferentes, devido á coerência pedagógica. Ou seja, o TRI avalia a pontuação de acordo com o grau de dificuldade de cada questão.

3- Existe edições mais difíceis?

Não existem mais difíceis e outras mais fáceis do Enem, de acordo com o Inep. Isso porque a Teoria de Resposta ao Item (TRI) monta provas equivalentes com os mesmos graus de dificuldade, anualmente.

4- É possível zerar o Enem?

Sim, o aluno poderá zerar a nota do Enem. Isso ocorre quando o cartão resposta é entregue em branco, ou quando não se faz a redação conforme o estabelecido. O aluno pode conseguir nota máxima e nota mínima também.

5- É preciso fazer a redação?

Com certeza. A partir dos eixos exigidos, a redação é o momento em que os alunos podem mostrar suas habilidades na escrita.  A nota da redação é a de 0 q 1000, o que pode ser decisivo para alcançar a vaga tão sonhada fazer parte do Sisu, Prouni e até mesmo do Fies. Enfim, a redação é de extrema importância.

6-  Os enunciados já apresentam a resposta?

O Enem é muito relacionado à interpretação. Antes, era mais comum o enunciado da pergunta já apresentar sinais claros das respostas. Hoje, isso ocorre com menor frequência. Algumas questões que podem ser respondidas através dos gráficos e textos que estão no enunciado, são mais fáceis de interpretações certas.

7- É preciso ler todos os textos?

Os textos do Enem são reclamações frequentes dos estudantes, devido ao seu tamanho. Mas, todos os textos são necessitados de uma leitura otimizada, visto que são fundamentais para conseguir as respostas. Além disso, como explicado anteriormente os enunciados podem apresentar dicas das respostas.

8-  É preciso decorar fórmulas e fatos?

É preciso atenção redobrada nas fórmulas de física e química, que são cobradas na prova do Enem. Em matemática, é necessário conhecer pelo menos as fórmulas mais importantes. EM relação aos fatos, o Enem utiliza questões da atualidade para formular suas questões, por isso é preciso conhecer os fatos e interpretá-los diante das disciplinas vivenciadas no ensino médio.

9- Quando a prova é enviada para impressão?

Não é possível saber ao certo o envio da prova para a gráfica, por medidas de segurança e para evitar fraudes. Mas, análises de provas anteriores concluem que as provas são enviadas para a impressão entre o mês de maio e julho do ano de realização da prova.

10- Até quando posso usar o Enem?

A nota do Enem pode ter uma infinidade de usos. Para os programas do governo como SiSu e Prouni utilizam a nota do Enem do ano anterior. Ou seja, para as vagas de 2017 foram utilizadas a nota do Enem 2016. Já o Fies utiliza qualquer edição do Enem a partir de 2010. O ideal é ficar atento a todos os processos seletivos que utilizam a nota do Enem.