fbpx

Vagas Abertas MedioTec 2017: Como vai funcionar o novo programa do governo?

Com a reforma no ensino médio, os estudantes brasileiros terão liberdade para escolher a trajetória da formação de acordo com os seus objetivos. É aí que surge o Mediotec, que fortalece a formação técnica e profissional integrada.

Vagas Abertas MedioTec 2017

Vagas Abertas MedioTec 2017

Na prática, os alunos farão aula do ensino médio e de ensino profissional no mesmo dia. A ideia é que os alunos saiam da escola com uma formação que o possibilite entrar no mercado de trabalho em tempo integral.

O Mediotec é uma continuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para 2017, o programa oferecerá 82 mil vagas por todo o país. Quem optar pelo Mediotec terá um certificado duplo de ensino médio e nível técnico.

Ainda não foram divulgados todos os cursos que serão oferecidos no Mediotec, o que se sabe é que são da modalidade de técnico de nível médio concomitante. Além disso, a previsão é de que os cursos sigam o mesmo padrão do Pronatec.

Então, os cursos técnicos, que serão ofertados pelo programa MedioTec, valorizarão os seguintes eixos tecnológicos: controle e processos industriais, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, ambiente e saúde, entre outros.

Cursos divulgados

Alguns cursos técnicos já foram divulgados, como: arte dramática, design de interiores, design de joias, design de moveis, documentação musical, fabricação de instrumentos musicais, instrumento musical, modelagem do vestuário, processos gráficos, produção de áudio e vídeo, produção de moda, publicidade, rádio e televisão, dentre outros.

Os cursos técnicos Mediotec são de longa duração, por isso possuem uma carga horária mínima de 800 horas. Os cursos deverão ser disponibilizados para 18 estados brasileiros e para o Distrito Federal. Serão priorizadas as regiões com déficit de educação.

A quantidade de vagas deve ser distribuída em processos seletivos de diversas áreas. Mas, serão disponibilizadas no segundo semestre deste ano. O prazo de inscrições também não foi informado, o que deve ser realizado nos próximos encontros do Ministério da Educação.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...