fbpx

Pré Vestibular Social USP: Como garantir uma vaga

O cursinho pré- vestibular social da Universidade de São Paulo (USP) foi fundado em 2000 com o objetivo de ajudar alunos de baixa renda a conseguirem acesso às ferramentas de preparo para o ingresso no Ensino Superior. O cursinho é uma realização da EACH Social, entidade fundada por alunos da própria USP.

Pré Vestibular Social USP

Pré Vestibular Social USP

Para garantir uma vaga no pré-vestibular social da USP, os interessados deverão entrar no site www.cursinhofeausp.com.br e realizar a inscrição. Após a inscrição é importante que o aluno interessado leia com bastante atenção o manual do candidato disponível no site

O processo seletivo para conseguir uma vaga é constituído por uma prova escrita e uma entrevista. Para selecionar um candidato, é levado em consideração as condições socioeconômicas dos participantes do processo e o desempenho na prova. Por isso, a presença em ambas as etapas é indispensável.

A prova escrita aborda várias questões do ensino médio, mas com enfoque especial em português e matemática. Já a entrevista é o momento em que a instituição conhece mais sobre a vida do aluno e sua situação financeira, além de seus interesses acadêmicos. No dia da entrevista, é importante ter em mãos todos os documentos solicitados.

Existem quatro cursos com objetivos e horários diferentes:

  • Turma Extensivo Sábados (TSA),
  • Turma Extensivo Semana (TSE),
  • Turma Sábado de Maio (TSM),
  • Turma do Ciclo Básico (TCB).

As aulas da Turma do Ciclo Básico, tem duração de um semestre, iniciando em agosto e encerrando em dezembro, aos sábados. Aqui são disponibilizadas 120 vagas, e são abordados conceitos fundamentais de Matemática, Português e Ciências.

Para a Turma Sábado de Maio também são oferecidas 120 vagas, e as inscrições para o processo seletivo se iniciam em abril. As aulas são realizadas aos sábados, em período integral e abordam:

  1. Português,
  2. Matemática,
  3. Física,
  4. Química,
  5. História,
  6. Geografia e Biologia, abordando todo o conteúdo do Ensino Médio.

A Turma Extensivo Sábado é voltada para estudantes que não possuem a disponibilidade para estudar durante a semana. São oferecidas 120 vagas e as aulas acontecem aos sábados. Aqui são ministradas conteúdo do ensino médio nas disciplinas de Português, Matemática, Física, Química, História, Geografia e Biologia.

Na Turma Extensivo Semana são abordados os mesmos conteúdos do Extensivo Sábado, acrescentando Inglês e Redação. A diferença é que as aulas são realizadas de segunda a sábado das 12h às 13h, e simulados aos domingos.

 

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...